Confoco-BA tem nova Presidente

Eliana Rolemberg, conselheira representante da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), foi eleita a primeira presidente do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco-BA) do segmento da Sociedade Civil, para a gestão do biênio 2019/2021. A eleição ocorreu durante a 5ª Reunião Extraordinária do Confoco-BA, realizada no último dia 26 de setembro com os conselheiros da Sociedade Civil, após a cerimônia de posse.

Durante reunião ordinária, conselheiros decidiram, por unanimidade, a nova presidente do Confoco-BA.

Com a proposta de processo apresentada pela comissão eleitoral aprovada pelo Plenário, os conselheiros da sociedade civil indicaram o nome de Eliana, que foi ratificado para a presidência por unanimidade. Durante a reunião também foi realizado o acolhimento aos novos conselheiros e a apresentação da estrutura e funcionamento do Confoco-BA.

Eliana Rolemberg é reconhecida no cenário nacional por sua longa atuação na defesa das Organizações da Sociedade Civil e dos Direitos Humanos. Desempenhou a função de vice-presidente do conselho na gestão do biênio 2017/2019. Em seu primeiro pronunciamento, Eliana falou sobre o desafio de assumir a presidência de um conselho como o Confoco-BA e reiterou a importância do suporte e da parceria da Serin, órgão estadual de vínculo e que mantém a secretaria executiva ativa.

Na oportunidade, ela também fez um apelo a todos os conselheiros, especialmente os representantes das Organizações da Sociedade Civil da sociedade civil, para que caminhassem juntos na continuidade dos trabalhos e no enfrentamento dos novos desafios.

Com a eleição de uma representante da Sociedade Civil, o Confoco-BA inaugura a alternância da presidência e vice-presidência, prevista no decreto de criação do conselho: “Quando a Presidência do Conselho for ocupada por representante do Poder Público, a vice-presidência será ocupada por representante das organizações da Sociedade Civil e vice-versa”.

O exercício da presidência ou vice-presidência, quando do poder público, é desempenhado pela conselheira titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Desse modo, a vice-presidente passa a ser a conselheira Mary Cláudia C. e Souza, que se pronunciou, renovando o compromisso com uma gestão colaborativa de presidência, com uma atuação parceira, a exemplo do que foi a primeira gestão por ela presidida.