Confoco-BA e Plataforma MROSC-BA juntos nas Caravanas Territoriais MROSC

A cidade de de Bom Jesus da Lapa, Velho Chico, foi a primeira a receber, nesta quinta-feira (17/10), a Caravana Territorial MROSC – 2019, realizadas pela Plataforma MROSC-BA, a partir da aprovação de um projeto junto a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e União Europeia. O projeto conta com a parceria do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco-BA), que já realizou caravanas com a Plataforma, com o apoio local de entidades da Sociedade Civil, prefeituras e consórcios. Neste ano, serão três caravanas: em Bom Jesus da Lapa (Território Velho Chico) – 17 e 18/10; Barreiras (Território Bacia do Rio Grande) – 24 e 25/10; e Ipiaú (Território Médio Rio de Contas) – 04 e 05/11.

Foto: Confoco-Ba

As caravanas são encontros formativos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e têm como objetivo levar aos municípios do interior do Estado informações e orientações sobre a agenda MROSC e a implementação da Lei nº 13.019/2014 e do Decreto Estadual nº 17.091/2016. Envolve representantes de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e agentes públicos municipais e estaduais.

Em Bom Jesus da Lapa a Caravana tem o apoio local da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN), entidade que tem assento no Confoco-BA, representado pela conselheira Claudineia Santana. Também, apoiam a atividade o Colegiado Territorial, o Consórcio Velho Chico e a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. Os formadores são da Sociedade Civil e do Poder Público, conselheiros do Confoco-BA: da Plataforma MROSC-BA, Candice Araújo/Cáritas Brasileira Região Nordeste 3; Tiago Muniz/Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia; e Danilo Uzêda/ Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.

Na Caravana Territorial MROSC, realizado no Velho Chico, participaram representantes do poder público e de Organizações da Sociedade Civil de nove municípios: Bom Jesus da Lapa, Brejinhos, Caetité, Correntina, Guanambi, Ibotirama, Paratinga e Riacho de Santana, Serra do Ramalho. Que registraram seus olhares sobre a ação.

A construção colaborativa do conhecimento foi destaque da fala de Fernando Dias da Casa Anísio Teixeira, da cidade de Caetité: “É bacana encontrar pessoas de diversas associações, que têm as mesmas dúvidas e, ao mesmo tempo, conseguem somar com suas experiências”.

Para Marcelo Vale, da Serra do Ramalho, agente de Desenvolvimento Territorial, ressalta o compromisso de atuar como multiplicador: “é um momento de compartilhamento de conhecimento muito grande e iremos retornar para nossos municípios com a grande missão de difundir esse conhecimento”. A Coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), do Velho Chico, Ivani Santos, a ação “é um marco essencial para divulgação do MROSC, do novo modelo de parceria entre o Poder Público e a Sociedade Civil, no nosso território. Isso vai facilitar o entendimento das Organizações da Sociedade Civil e a interiorização da Lei 13.019/2014, do MROSC”.

Foto: Confoco-BA

Plataforma MROSC – é um coletivo que vem desde 2010 atuando na agenda de implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), contando com aproximadamente 300 organizações e redes em todo o país. Na Bahia, a Plataforma MROSC Bahia agrega cerca de 80 signatários de diversos territórios do Estado.